A MORTE 
DOS MITOS

30 de abril - 30 de outubro

2022

A Morte dos Mitos surgiu a partir da reflexão de que grande parte dos nossos padrões comportamentais ainda refletem costumes desatualizados, muitos impostos geracionalmente e ancestralmente. Reproduzimos papéis, internalizamos normas e nos pautamos a partir de pré-definições antiquadas. Alguns, até hoje, soam como tabus — tão inquestionáveis que ganharam ares divinos.

“A mãe é perfeita, o amor é único, homem não chora, a história é linear”… soam como verdades absolutas, apesar de sabermos que leis, culturas e tradições são criações humanas.

A DEZON®, como uma agência que trabalha a partir da análise de expressões sociais e projeções futuras, questiona a constante mutação das nossas relações e códigos identitários. Em um exercício reflexivo, mapeamos 25 mitos que rondam o modo de agir de grande parte de nossas sociedades — sejam expressões atuais ou hábitos que conservam um pensamento único.

A partir de uma metodologia de trabalho propositiva, apresentamos um “mito”, com o intuito de elucidar sua constituição histórica e apontar fatos e exemplos que demonstrem que ele está no processo de desmistificação (ufa!). E como todo recomeço precede de um fim, procuramos estimular debates que pensem o mundo a partir de sua pluralidade.