A explosão do exagero visual viveu o seu auge nos anos 1980. Símbolo do otimismo capitalista, revisitar esta década pode ser um respiro frente às atuais crises globais. Do ponto de vista identitário, os 80’s também marcaram a cultura LGBTQIA+, punk e hip hop. Se reapropriar dos símbolos e códigos da época surge como uma mensagem de reafirmação em uma sociedade polarizada.
O filme A Substância é um novo clássico que abusa dos códigos imagéticos daquela época. Isso fica ainda mais evidente depois que a diretora do filme, Coralie Fargeat, dividiu seu moodboard com o público. Já o artista Michel Oliver Love explora corpos masculinos seminus na maioria de seus trabalhos, gerando um frisson sexual característico dos 80’s.
Enquanto isso, a Louis Vuitton se apropriou do tema New Wave / Disco (muito explorado por David Bowie, por exemplo) para lançar as imagens de sua primeira linha de maquiagem. Lançada em 2024, a marca australiana Kissed Zinc usou referências oitentistas no design e no desenvolvimento de embalagens.