O esporte está na moda. A ascensão do mercado wellness transbordou a barreira da saúde para se tornar um marcador de status e ecossistema aspiracional. Grandes marcas de luxo incorporam elementos esportivos como tênis robustos, jaquetas oversized, tecidos tecnológicos, entre outros, para surfarem no zeitgeist.
Por outro lado, marcas originadas no esporte investem em colaborações com casas de luxo, mostrando que ele também é legitimado pela performance e pela autenticidade cultural. A Nike, por exemplo, fez uma collab com a Isamaya Beauty, da disruptiva maquiadora inglesa, para lançar o tênis Air Max DN, enquanto a Vogue França fotografou um editorial de alta joalheria com modelos vestindo looks esportivos enquanto simulavam movimentos fitness.
Com um olhar mais histórico, marcas que nasceram com o intuito de atender necessidades esportivas são atualmente grandes Maisons que, ainda mantém seu DNA fiel às origens, porém ao longo dos anos apropriaram-se dos símbolos e signos da alta costura, como a Hermès e a Moncler.