Realidades paralelas e fenômenos que transcendem tempo e espaço convencionais sempre fizeram parte do imaginário coletivo, impactando a evolução estética de narrativas abastecidas com imagens de um futuro extraterrestre.
Na indústria do entretenimento, o tema alienígena ressurge em exemplos mais recentes e se mescla até com o gênero Noir. Vanguardistas da música, na maioria das vezes femininas, usam e abusam de figurinos e maquiagens que fazem alusão a seres intergalácticos.
Moda e beleza, inclusive, estão cada vez mais explorando outros universos. A plataforma Dazed Beauty é das mais transgressoras e influentes neste aspecto, e se aproveita de artifícios reais, fictícios e digitais para criar imagens tão fascinantes quanto perturbadoras.
Já na arquitetura e design, o imaginário galáctico é fonte de inspiração desde a época dos Jetsons – a poltrona UFO (2023), por exemplo, propõe uma releitura quase fidedigna do nosso imaginário de uma espaçonave. Independente de qual seja a manifestação estética, a exploração sobre o tema extraterrestre reflete a contínua busca humana pelo desconhecido e serve como referência criativa que foge do óbvio.