O Dia das Bruxas e dos Mortos é celebrado para marcar o limiar entre o mundo dos vivos e o dos desencarnados. Na cultura contemporânea, ritualizar o medo por meio de máscaras, encenações e fantasias tornou-se uma linguagem social, e a figura do “monstro” passou a ser um espelho de pulsões reprimidas. A estética dramática pode ser vista como uma forma de revelar as dinâmicas entre aparência, emoção e poder nas relações humanas.
Se fantasiar, exagerar gestos, tensionar o olhar e teatralizar a presença é, também, uma forma de deslocar o indivíduo do cotidiano normativo, o drama deixa de ser um mero recurso visual para contar histórias e pontuar comportamentos. A Apartamento 03, por exemplo, em seu último desfile, resgata a figura de Benjamin, o primeiro e mais icônico palhaço negro do Brasil.
A estética dramática pode expressar a crescente teatralização da vida social como uma das consequências acentuadas pela cultura exacerbada da imagem e pela economia da atenção. O estilista Rick Owens é um dos experts nisso. Sua moda, vista como a síntese do drama, transforma vulnerabilidade em linguagem visual.