Em agosto, celebra-se o Dia do Orgulho Lésbico (19) e o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29). As datas reforçam a importância de dar voz às mulheres que lutam, ainda hoje, pela liberdade de falar e amar como bem querem e, embora não sejam recentes, o espaço na mídia sobre relações afetivas entre mulheres vem, pouco a pouco, cedendo mais espaço para falar e ilustrar estas representações de formas menos estereotipadas.
A revista Elle lançou um especial em sua edição digital sobre “Mulheres que Amam Mulheres”, mostrando a influência e importância das sáficas na moda, cultura e sociedade. Já a Harper´s Bazaar divulgou a estreia da audionovela “No Espaço Entre Nós”, dirigida por Bianca Comparato e estrelada por Alice Carvalho e Alanis Guillen, que conta uma história de afeto, ciência e humanidade entre Lillith, uma inteligência artificial, e a psicóloga Maitê.
Os relacionamentos amorosos entre celebridades do showbiz também rompem tabus e ampliam um imaginário coletivo menos masculinizado (e machista). A atriz Nanda Costa e a música Lan Lanh formam, há 10 anos, uma família junto de seus filhos gêmeos. A cantora Ludmilla e sua mulher, Brunna Gonçalves, recentemente deram à luz a primeira filha do casal.