O desejo por um estilo de vida mais saudável molda novos comportamentos, fomentando hábitos individuais e coletivos. Segundo a Eventbrite, a participação em eventos de saúde e fitness aumentou 130% em 2024, enquanto projeções indicam o aumento de 8.7% no mercado e patrocínios de US$ 115 bilhões em 2025 (PwC). Com tamanho crescimento, a estética esportiva também vira motor para criações artísticas e culturais de impacto e relevância.
Em um momento em que academias viram clubes e locais de treino são pontos de encontro, todos querem um pedaço do universo esportivo. A moda que diga! O último desfile da Piet, em São Paulo, foi aberto ao público na Arena Pacaembu, enquanto cantoras como Doechii e FKA Twigs associaram-se a marcas como Nike e Adidas. Bebidas proteicas e snacks funcionais saem do ambiente fitness para atrelarem-se a outros momentos de lazer e sociabilidade, como a americana Arrae.
Quadras e apetrechos extrapolam seus habitats originais para ocuparem novas funções e ambientes com apelo decorativo, transformando-se em referências para tapetes e luminárias, por exemplo. Com o movimento, surge uma nova estética feminina, ancorada em referências 80s, com um corpo fortíssimo para enfrentar qualquer arena, dentro e fora do treino, como no filme Love Lies Bleeding (2024).