A nova campanha da Rabanne levantou diversos questionamentos sobre a (des)valorização da cultura brasileira contemporânea. Será que é preciso um olhar de fora para conseguirmos enxergar nossa beleza e valor? Para desconstruirmos as amarras eurocêntricas e enaltecer nossa identidade, temos que redirecionar o olhar para a beleza particular da nossa realidade.
Criativos expoentes, como o fotógrafo Sergio Richard mostram, numa estética intimista, a vida de quem mora na zona norte do Rio de Janeiro, convidando a ver os personagens em perspectivas que não os objetificam nem reforçam narrativas coloniais. A marca de produtos de beleza Sol de Janeiro, case de sucesso internacional, sabe muito bem brincar com nossos códigos.
Na música, Marcelo D2 é uma voz ativa das misturas culturais que compõem nossa identidade rítmica e o pagode de Thiaguinho é capaz de reunir 90 mil pessoas no Maracanã. Na moda, o fotógrafo Pedro Napolinário é uma das apostas da plataforma The Business of Fashion pela sua abordagem estética única capaz de capturar narrativas visuais que desafiam estereótipos em uma perspectiva autêntica e revigorante sobre a identidade latino-americana na moda.