A DEZON convidou a diretora criativa, Gabi Abuleac, para mostrar quais são as suas INSPIRAÇÕES que compuseram o NORDESPHYNA — espaço multicultural e multimarcas em Maceió que ela acaba de inaugurar, reunindo designers de todo o país e promovendo colaborações com artistas e marcas.
O momento para este lançamento não poderia ser mais oportuno, já que o Nordeste, atualmente, vive uma virada de chave cultural, econômica e identitária que impacta consumo, inovação e narrativas coletivas.
Há um comportamento crescente de resgate, valorização e ressignificação das raízes culturais locais que ignoram o olhar estigmatizado do passado e rejeita estereótipos. A potência criativa surge no design com as irmãs Ana Maia e Rosa Piatti, premiadas e reconhecidas dentro e fora do Brasil.
Com um olhar atento às práticas tradicionais e ancestrais da região, o projeto Milagrosa, que trabalha com conservas de peixes artesanais, valoriza a cultura da pesca local. Já na moda, o projeto renda-se, em Alagoas, impulsiona novos talentos e fortalece a moda local. O design autoral, associado à estética local, é um dos exemplos que reforça que a inovação, no Nordeste, está associada aos saberes ancestrais, em diálogo com tecnologias contemporâneas.